ESPECIALIDADE

Urologia

Cuida do sistema urinário feminino e masculino e do sistema sexual/reprodutor masculino, englobando tratamentos que abrangem infecções urinárias, disfunções miccionais, prolapsos genitais femininos, aumento da próstata, doenças sexualmente transmissíveis, disfunção erétil, ejaculação precoce, diminuição do desejo sexual, infertilidade, bem como as malformações do sistema urinário da criança.

PRINCIPAIS ATENDIMENTOS

Cólica renal

Dor intensa por deslocamento de cálculo nas vias urinárias (pedra nos rins). Dependendo do tamanho e localização do cálculo, há risco de obstrução das vias urinárias, sendo necessária intervenção rápida para preservar a função renal. A consulta médica é agendada como urgência, no mesmo dia.

Problemas da Próstata

Hiperplasia Benigna da Próstata –causa dificuldade para urinar, micções frequentes durante à noite, podendo evoluir para obstrução total do canal da urina. Realizamos tratamento clínico (medicação) e, quando necessário, endoscópico (Ressecção Endoscópica da Próstata).

Câncer da Próstata – O câncer da próstata é o segundo mais comum entre os homens, não tem sintomas no início da doença, mas é tratável no início da doença. É importante avaliar a próstata anualmente, a partir dos 40 anos de idade, especialmente quando há casos na família deste tipo de câncer.

Prostatite -Sintomas semelhantes à uma infecção urinária: dor ao urinar, febre, calafrios e micções frequentes. A prostatite pode evoluir para um abcesso ou septicemia, sendo necessário o tratamento imediato e prolongado

Disfunções Miccionais

A clínica oferece um centro de diagnóstico e intervenção multidisciplinar para o tratamento mais efetivo dos distúrbios miccionais (dificuldades no armazenamento ou esvaziamento da bexiga) para adultos e crianças.

O Estudo Urodinâmico é um exame computadorizado que analisa a atividade do trato urinário inferior durante as fases de enchimento e o esvaziamento da bexiga.

A Urofluxometria avalia o volume e a velocidade por segundo que a urina passa da bexiga pela uretra, permitindo analisar a contratilidade da parede da bexiga.

Estes exames são indicados nos casos de infecção urinária de repetição, incontinência urinária (pré e pós operatória), enurese noturna, cistite intersticial, bexiga hiperativa, bexiga neurogênica, lesões congênitas e traumáticas da medula espinhal.

No tratamento da incontinência urinária, a fisioterapia pélvica por Biofeedback é indicada pelo Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

Biofeedback é um técnica de contração e relaxamento dos músculos do assoalho pélvico orientada pelo fisioterapeuta, guiada por estímulos visuais sonoros e elétricos, visando melhorar a consciência do indivíduo sobre o próprio corpo e o fortalecer a musculatura pélvica profunda.

A técnica também é indicada no tratamento da hiperatividade da bexiga (necessidade urgente de urinar), enurese noturna (perda involuntária da urina durante o sono), endometriose (cólicas menstruais intensas com dificuldade para engravidar), dispareunia (dor nas relações sexuais), vaginismo e prevenção dos prolapsos femininos.

Infecção urinária

Dor intensa para urinar, micções frequentes, cheiro forte e coloração mais escura na urina, podendo ou não ter febre. A infecção urinária pode evoluir para uma infecção renal ou até generalizada. A Equipe de Acolhimento agiliza os exames laboratoriais para que o Dr. Helder Polido tenho acesso aos resultados no mesmo dia. Nos casos em que a infecção urinária se repete por mais de três vezes ao ano (ou mais de duas vezes em um período menor de seis meses), há necessidade um tratamento diferenciado e prolongado. A Equipe de Acolhimento realiza um acompanhamento junto ao paciente, garantindo o fornecimento das receitas para a medicação de uso contínuo e guias de exames para controle.

Infertilidade Masculina

Diagnóstico e tratamento (clínico e cirúrgico) da infertilidade do sexo masculino, incluindo o tratamento da varicocele, a vasectomia e a reversão da vasectomia. A Cirurgia de Esterilização Masculina – Vasectomia é realizada no próprio consultório.

Saúde do Adolescente e da Criança

Tratamento conservador e cirúrgico das afecções do trato urinário na infância e na juventude, como fimose, infecção urinária, tumor de testículo, torsão de testículo, e também das más formações ou defeitos congênitos, como bexiga neurogênica, hipospádia, epispádia, testículo retido, refluxo vesico-ureteral, estreitamentos e defeitos do rim e do ureter.

Oncologia

Tratamento conservador e cirúrgico dos tumores da próstata, do pênis, do testículo, da bexiga, do ureter e do rim. Realiza cirurgias endoscópicas e minimamente invasivas.

Doenças Sexualmente Transmissíveis

Englobam uretrites, infecções pelo vírus HPV, Herpes Genital, Sífilis, além de várias doenças. Os sintomas mais comuns são: secreção uretral, surgimento de verrugas ou vesículas genitais e outras lesões genitais. Para o caso do tratamento das verrugas pelo HPV, realizamos a eletrocoagulação das lesões no próprio consultório, podendo ocorrer no mesmo dia da consulta.

Prolapsos Genitais femininos

Tratamento conservador ou cirúrgico dos prolapsos femininos (“bexiga caída” ou útero). A clínica oferece a fisioterapia do assoalho pélvico por biofeedback. O assoalho pélvico é formado por músculos, ligamentos e articulações, e tem a função de sustentar os órgãos pélvicos (bexiga, uretra, reto, útero e próstata). Fatores como a obesidade, tabagismo, traumas, cirurgias pélvicas (histerectomia, prostatectomia), idade, gestações e partos podem enfraquecer esta musculatura favorecendo os prolapsos de alguns órgãos, bem como as incontinências e as dores pélvicas. Biofeedback é um técnica de contração e relaxamento dos músculos do assoalho pélvico orientada pelo fisioterapeuta, guiada por estímulos visuais sonoros e elétricos, visando melhorar a consciência do indivíduo sobre o próprio corpo e o fortalecer a musculatura pélvica profunda.

Disfunção erétil

A disfunção erétil é uma patologia caracterizada pela incapacidade de ter ou manter uma ereção satisfatória para a penetração sexual. A ereção acontece com o preenchimento do pênis com sangue. Qualquer distúrbio que impeça ou dificulte o preenchimento sanguíneo dos vasos poderá causar a disfunção erétil. Dentre as causas mais comuns da disfunção erétil vascular estão: envelhecimento natural, diabetes, hipertensão arterial, hipercolesterolemia, fumo e outras complicações cardiovasculares. Buscando sempre as mais modernas tecnologias, Dr. Helder Polido oferece o Tratamento da Disfunção erétil por Ondas de Choque – TOC. Mas, afinal, o que são ondas de choque?

Na verdade, não há choque nenhum, a terapia utiliza ondas de baixa intensidade, a mesma tecnologia da Litotripsia Extracorpórea ou LECO.

Trata-se de uma técnica feita no próprio consultório, minimamente invasiva, sem contra-indicação e relativamente indolor.

Pesquisas comprovaram que a TOC de baixa intensidade possui propriedades angiogênicas, ou seja, estimula a formação de novos vasos sanguíneos, favorecendo a reparação de tecidos lesados e que tem excelentes respostas no tratamento da disfunção erétil de origem vascular.

O objetivo da TOC é recuperar a irrigação do tecido cavernoso peniano, o que tem como propósito restaurar a sua função erétil normal.

Os tratamento tradicionais da disfunção erétil envolvem o uso de medicações orais ou injetáveis (diretamente no pênis) pouco antes da relação sexual, ou, em casos mais avançados, a implantação de prótese peniana. Apesar de razoavelmente seguros e eficazes, esses medicamentos trazem o desconforto da falta da espontaneidade e, principalmente, não tratam a causa da disfunção erétil.

A Associação Européia de Urologia – European Association of Urology (EAU) e a Sociedade Brasileira de Urologia indicam o tratamento, uma vez que, um percentual significativo dos pacientes volta a ter ereções naturais e espontâneas, sem o uso de medicação ou qualquer outro mecanismo artificial.

Uma avaliação minuciosa é necessária antes da indicação do procedimento e que o grau de resposta de cada indivíduo depende do estágio da disfunção.

PROFISSIONAL
RESPONSÁVEL

Doutor

Hélder Polido

Doutor

Carlos Eduardo Westin